Posicionamento Web

Posicionamento Web?

Como anda seu posicionamento web? Esta pergunta vem constantemente sendo usada e sinaliza grandes mudanças no comportamento do consumidor e claro dos fornecedores de serviços web. 

Mudança de comportamento

O país juntamente com o resto do planeta vive hoje uma divisão de processos comerciais cada vez mais fragmentados. Fomos acostumados com grandes empresas, grandes lojas de departamento, e grandes lojas virtuais também.

O grande volume de feedbacks e análises de comportamento dos consumidores, mostraram ao mercado que muitos seriam capaz de atuarem como fornecedores de nichos cada vez mais específicos, dando assim a uma oportunidade de ter seu próprio negócio

E claro o governo “facilitou” bastante isso nos últimos anos, com a possibilidade do cidadão ter sua empresa individual como empreendedor, claro que dentro dos parâmetros comerciais que “resguardem” as empresas de maior porte. 

A luta do empreendedor

O Brasil criou 2,5 milhões de empresas em 2018 e mais de 80% eram MEIs, esta estatística realmente aponta para uma independência “corporativa” como novo comportamento do cidadão brasileiro. Mas agora vem a pergunta, como divulgar e ter sucesso em um meio já saturado como a web? 

Hoje somos bombardeados algumas mil vezes por dia em todas as direções, mídias e canais de comunicação, e a busca por nichos específicos tem sido mais acentuada. Algumas empresas têm explorado isso, e gerado ferramentas para esses segmentos específicos, participando financeiramente do mercado vendendo posicionamento e reputação através delas.

Ferramentas que faturam alto

Um bom exemplo são as ferramentas desenvolvidas para restaurantes e toda a área de alimentação, elas não vendem comida, mas sim reputação!

Perseguem o usuário atras de uma classificação e um feedbacks que será o indicador de ranking para gerar mais e mais fornecedores na plataforma. Assim geram um lucro excepcional só gerenciando as entregas, assim como os de mobilidade urbana.

O interessante é que ao mesmo tempo observa os dados e descobre o que seria mais lucrativo e acaba colocando seu próprio produto para concorrer deslealmente com os clientes. Então, se seu cliente não estiver na plataforma fica para trás e pode vender menos. 

Identidade

Comentamos sobre mercado e ainda não falamos sobre posicionamento web. Existe hoje uma necessidade de presença acentuada nas diversas ferramentas disponíveis na web, seja em sites de busca ou aplicativos de nichos.  Esta tendencia fará com que as agências digitais cedam um pouco mais para o cliente.

Orientando mais de perto para que gerar um novo tipo de dependência que não seja forçada através de planos abusivos mas focado em como o cliente pode gerar uma identidade para seu serviço ou produto.

Hoje os consumidores gostam de estar mais perto da marca ou produto, afinal o que vendemos são experiências, são elas que irão garantir um relacionamento Consumidor X Produto e poderá manter o mercado de nichos aquecido.

O atendimento tem que ser diferenciado, o produto tem que ser bom. Não dá mais para enganar o cliente apenas com propaganda falsa, o poder de opinar, divulgar e classificar está na mão do consumidor.

Estar presente na maior vitrine da atualidade hoje que é a Web, requer alguns cuidados para poder construir uma boa identidade, gastar o necessário para atingir seu público alvo e depois disso tudo conseguir manter um bom relacionamento com seu consumidor. 

Agora, antes de fazer seu próximo anúncio:

  • Verifique a ferramenta que mais se adequa ao seu produto;
  • Construa seu anúncio de uma maneira sólida e sem preconceitos;
  • Agregue valor e mostre realmente o que você oferece;
  • Escolha as ferramentas ideais de acordo com seu público.

Assim você provavelmente terá sucesso na sua jornada, só não esqueça que a área de conforto não pode dominar você, se mantenha ativo e persistente para manter seu posicionamento web.

Como diz aquele ditado: Qual a melhor maneira de de ganhar dinheiro? Acorde cedo e vá trabalhar! 

Até nosso próximo encontro.